Cursos, Palestras e Especializações
- Em Andamento -
Grupo de Estudos
Processamento Auditivo na Terapia Fonoaudiológica

Fga. Ms. Diana Faria.
Fonoaudióloga - UNESP
Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV,
Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Diretora de Projetos da Communicar Soluções Criativas, que desenvolve
softwares educativos.
Fga. Drª Ingrid Gielow.
Fonoaudióloga - Universidade Federal de São Paulo
Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana UFSP,
Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana UFSP
Professora do Centro de Estudos da Voz e da Fundação Getúlio Vargas
(FGV Management)
Objetivo do Curso:
– O objetivo deste grupo de estudos é a compreensão da tríade: avanços no estudo da neuroplasticidade cerebral x avaliação do processamento auditivo x terapia fonoaudiológica. A motivação do grupo é possibilitar o resultado positivo da terapia do Processamento Auditivo e de todas as alterações Fonoaudiológicas que podem se beneficiar com a estimulação cerebral.
A parceria entre a Dra Ingrid e a Fga Ms Diana Faria resulta em materiais inovadores e cada vez mais assertivos e envolventes para a terapia de crianças, adolescentes e adultos. Estes materiais são disponibilizados ao grupo de estudos, que podem sentir o efeito positivo em seus pacientes. Além disso, recomendam e discutem formas de utilizar os diversos materiais disponíveis para a terapia fonoaudiológica (aplicativos, softwares, jogos, livros, etc).
A didática e a generosidade em compartilhar seus conhecimentos é o diferencial das professoras que conduzem o grupo de estudos, pois se comprometem em traduzir os achados de pesquisas atuais e os avanços da tecnologia para prática aplicada à rotina da terapia. Para isso vão além da Fonoaudiologia, unindo os conhecimentos da Neurociência, da Programação Neurolinguística e ferramentas de Coaching, tornando cada encontro um momento de desenvolvimento pessoal além de profissional.
• Encontros Presenciais (32h):
Módulo1: Habilidades Auditivas da Teoria à Prática
Presencial: 05/08, domingo, das 8h30 às 16h30 (Diana Faria)
Conteúdo Programático:
- O que é PAC e seus transtornos
- Compreendendo as habilidades do processamento auditivo na comunicação e na
Aprendizagem
- Manifestações do TPAC em crianças, adolescentes, adultos e idosos
- Ferramentas para avaliação e reavaliação da evolução terapêutica
- Aplicação da AudBility na terapia fonoaudiológica
- Princípios da Aprendizagem Cerebral baseadas na Neurociência e na
- Programação Neurolinguística
- Afinando o Cérebro: principais recursos para a terapia fonoaudiológica do TPAC
- Trilha de Estimulação das Habilidades Auditivas 1: como utilizar e por que utilizar cada estratégia de
estimulação
Módulo 2: Gerenciamento Estratégico da Terapia do Processamento Auditivo
Presencial: 02/09, domingo, das 8h30 às 16h30 (Diana Faria)
Conteúdo Programático:
- Relatórios de evolução do paciente
- Orientações a pais, professores e paciente
- Ferramentas da Programação Neurolinguística para intervenção no paciente e na família
- Desenvolvimento da Metacognição nas terapias fonoaudiológicas
- Afinando o Cérebro: como utilizar os gráficos e tabelas para o raciocínio clínico e do desenvolvimento da
metacognição do paciente
- Trilha de Estimulação das Habilidades Auditivas 2: como utilizar e por que utilizar cada estratégia de
estimulação
Módulo 3: Estratégias Terapêuticas 1
Presencial: 28/10, domingo, das 8h30 às 16h30 (Ingrid Gielow)
Conteúdo Programático:
- Neurofisiologia do auditivo nervoso central
- Falhas na Decodificação: fundamentos e intervenção
- Falhas no Padrão Não Verbal: fundamentos e intervenção
- Estratégias de Coaching para o desenvolvimento de habilidades: como conduzir o paciente às mudanças
- Aplicação da estimulação do PAC no aperfeiçoamento da comunicação: cantores, jornalistas e executivos.
- Abordagem Auditiva para Competência Comunicativa - TAIR
- Trilha de Estimulação das Habilidades Auditivas 3: como utilizar e por que utilizar cada estratégia de
estimulação
Módulo 4: Estratégias Terapêuticas 2
Presencial: 09/12, domingo, das 8h30 às 16h30 (Ingrid Gielow)
Conteúdo Programático:
- Falhas na Integração: fundamentos e intervenção
- Falhas na Associação: fundamentos e intervenção
- Falhas na Organização: fundamentos e intervenção
- Aplicação da estimulação do PAC nos diversos distúrbios da comunicação
- humana em crianças, adolescentes, adultos e idosos: distúrbios fonológicos, disfluência, disfonia, dislexia,
deficiências auditivas etc.
- Protocolos de Estimulação: porque e como elaborar
- Trilha de Estimulação das Habilidades Auditivas 4: como utilizar e por que utilizar cada estratégia de
estimulação
Encontros Virtuais (8h)
Acontecerão durante a semana à noite, serão gravados e poderão ser assistidos pelos participantes em qualquer momento na plataforma.
- Agosto - Alterações nos testes da avaliação do Processamento Auditivo, manifestações esperadas e como estimular
- Setembro – Estratégias de Leitura e Escrita para aplicar em crianças e adolescente com Transtorno do Processamento
Auditivo
- Outubro - Quando e como estimular o Processamento Auditivo em adultos e idosos
- Novembro – Aspectos fundamentais do Processamento Auditivo em adolescentes e crianças
- Dezembro – Plantão de dúvidas e perguntas enviadas por email
Vídeoaulas (carga horária: 20 horas)
São disponibilizadas na plataforma e poderão ser acessadas e assistidas em qualquer momento.
- Aulas de suporte teórico sobre Processamento Auditivo 1
- Aulas de suporte teórico sobre Processamento Auditivo 2
- Aulas de suporte teórico sobre Processamento Auditivo 3
- Compreendendo cada teste da Bateria de Exame do Processamento Auditivo
- Dicas sobre Terapia Fonoaudiológica
- Terapia de Surdo Sonoro
- Orientação à Escolas
- Orientações e Relatórios: Processamento Auditivo na Escola
- Programação Neurolinguística na Fonoaudiologia: como e porque usar
- Protocolos para Estimulação do Processamento Auditivo em Idosos usando o Afinando o Cérebro
- Protocolo para Estimulação do Processamento Auditivo em Idosos usando o Afinando o Cérebro
- Protocolo para Estimulação do Processamento Auditivo em Adultos usando o Afinando o Cérebro
- Protocolo para Estimulação do Processamento Auditivo em Adolescentes usando o Afinando o Cérebro
- Protocolo para Estimulação do Processamento Auditivo em Crianças usando o Afinando o Cérebro
- Triagem AudBility como acessar e utilizar
- Afinando o Cérebro: controles avançados
Obs: As aulas virtuais são ministradas pelas Fgas Dra Ingrid Gielow e Ms Diana Faria e, também, pelas professoras
convidadas Ms Claudia Helena Buchewitz e Dra Leticia Borges.
Bônus
Acesso à AudBility
- Todos os participantes do Grupo de Estudos poderão utilizar a Triagem das Habilidades Auditivas AudBility entre os
meses de Agosto/2018 a Fevereiro/2019 sem custos adicionais.
Plataforma de Estudos à Distância
- Estará disponível no período de agosto/2018 a fevereiro/2019 a plataforma com as videoaulas e aulas virtuais, com os
materiais discutidos durantes os encontros presenciais e os PDF dos slides das aulas.
Materiais em cada Encontro
- Os participantes recebem, em cada encontro presencial, um CD com uma trilha de atividades para a estimulação para
o processamento auditivo e linguagem. Além disso, são disponibilizados ao grupo áudios de estimulação que podem
ser enviados ao paciente via whatsapp ou mensagens. As informações principais de cada encontro são organizadas no
formato de Flashcards e disponibilizados aos participantes para acesso e memorização dos conteúdos chave.
Conteúdo Programático
- Atualização das pesquisas científicas relacionadas a terapia fonoaudiológica.
- Compreensão do exame do PA e como programar e conduzir a terapia fonoaudiológica.
- Compreensão das habilidades do PA e o impacto na vida do paciente.
- Contribuição da Programação Neurolinguística e da Neurociência para a condução da terapia ou orientação a pais e
escolas.
- Discussão de casos.
- Materiais para estimular as habilidades e competências relacionadas à escuta, fala e aprendizado. Dicas de como
utilizá-los.
- Indicação de materiais disponíveis no mercado e que podem ser aplicados a terapia fonoaudiológica. Dicas de como
utilizá-los.
- Indicação de aplicativos e softwares para a terapia fonoaudiológica.
- Como avaliar o paciente durante o processo terapêutico: triagem das habilidades auditivas.
Público Alvo: FONOAUDIÓLOGOS (AS) e Estudantes de Fonoaudiologia do 7o e 8o semestre.
Investimento:
Profissionais: R$ 2.600,00
Graduandos em fonoaudiologia: R$ 2.340,00
pagamentos à vista em dinheiro, depósito ou cheque terão 5% de desconto.
Conta para transferência / depósito bancário:
Banco Itaú C.C: 12366-3, Ag: 6427 - Clínica Conhecer. CNPJ 057974580001-37


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